Desenvolvimento de Loja Virtual

Tenha sua loja com a cara que desejar, coloque seu negócio no ar para aumentar suas vendas.

7 benefícios de ter um e-commerce

Comodidade, agilidade, segurança, mais opções na hora de comprar. Todas essas características são valorizadas pelos consumidores atualmente e não é à toa que o mercado do e-commerce está bombando. De acordo com o levantamento da Ebit, além do setor estar em crescimento exponencial, hoje, mais de 41 milhões de pessoas já são adeptas ao formato de loja virtual. 

Cerca de 58% desses clientes realizaram mais de quatro compras no primeiro semestre de 2020. Ou seja, o mercado não só é promissor como também atende às demandas de consumo.

Se antes mesmo do cenário atípico de 2020, comprar on-line já era uma forte tendência, agora investir nas vendas digitais é questão de sobrevivência para muitos negócios. Fica a dica!

Com uma loja virtual no ar, seus clientes não precisam se preocupar com o horário de funcionamento e podem fazer as compras a qualquer momento do dia. Neste contexto, as vantagens de ter um e-commerce são válidas para tanto para você quanto para o consumidor. Listamos as principais abaixo:

  • Com um e-commerce devidamente integrado às ferramentas de automação, você pode vender a qualquer hora;
  • Para o cliente, a comodidade de comprar em uma loja virtual é muito maior;
  • Ao contrário da loja física, manter uma loja virtual sempre funcionando (nos finais de semana, inclusive), não tem custos adicionais como hora extra de funcionários, luz, internet, etc.

Por que ter um e-commerce? Faz diferença nos gastos fixos da empresa? 

Se você trabalha uma loja tradicional há muito tempo, é natural se questionar sobre por que ter um e-commerce e de que forma essa transição pode ser positiva para a operação. Já adiantamos que sim, vale muito a pena ter um e-commerce.

Ao contrário de uma loja física, manter a operação de uma loja virtual custa bem menos. Quer fazer um teste? Lançamos um desafio para você. Separe papel, caneta e faça uma lista de custos fixos que você tem hoje com serviços como:

  • Aluguel do empreendimento;
  • Custos com água, luz, segurança, internet;
  • Salário de funcionários;
  • Investimento em serviços como portaria, vigilância e segurança;
  • Impostos, custos com matéria-prima, entre outros

Se a conta não está fechando mais, sem dúvidas vale a pena investir nas vendas pela internet.

Uma mega vantagem de apostar no e-commerce é ter a chance de vender para clientes de qualquer lugar do país ou do mundo a um clique de distância.

Sem dúvidas, ter um e-commerce vinculado às estratégias mais adequadas para o seus objetivos, é algo que amplia o alcance dos seus produtos e pode aproximar a sua marca de potenciais clientes que você nem imaginava que existiam.

Atenção, empreendedor (a): não basta ter um site de vendas e esperar que o resultado caia do céu, é importante investir em marketing digital de qualidade para aumentar o número de visitantes do seu site e, obviamente, construir boas estratégias para fidelizar seus clientes no e-commerce.

Ao integrar seu e-commerce com ferramentas e plugins que permitem a análise de métricas, você terá acesso ao histórico de navegação dos clientes que visitaram sua loja virtual, visualizaram um produto da vitrine, mas abandonaram o carrinho ou efetuaram a compra.

Google Analytics é uma ferramenta muito completa e indicada para gerar relatórios e entender o comportamento do cliente no seu e-commerce. Ao fazer a integração da loja virtual com esse recurso, é possível obter informações como:

  • Os produtos mais visualizados na sua loja;
  • A quantidade de carrinhos abandonados;
  • O número de visitantes do site;
  • A quantidade de compras únicas;
  • As taxas de conversão do site;
  • O valor do ticket médio das vendas (métrica que indica quanto o cliente gasta, geralmente), entre outras.

Não há como falar das vantagens de ter um e-commerce sem destacar o quanto esse tipo de negócio é democrático em relação às formas de pagamento. Na loja virtual, é possível fazer a integração da plataforma aos mais diversos sistemas de pagamento como:

  • Boleto bancário;
  • Cartão de débito;
  • Cartão de crédito;
  • PayPal entre outros.

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Quem decide empreender digitalmente seja com uma loja virtual ou com outros canais, precisa integrar as estratégias e canais de venda para oferecer uma experiência personalizada ao consumidor.

Se você já tomou a decisão de abrir um e-commerce, temos mais notícia boa: é possível integrar a plataforma com outros canais de venda e relacionamento com o cliente. Os mais comuns são: e-mail marketing, redes sociais como o Instagram (que, aliás, conta com a função Instagram Shopping) e WhatsApp Business. Ao integrar as plataformas, o contato com o cliente fica mais ágil e personalizado. 

É muito importante lembrar que para oferecer as melhores experiências para o seu cliente, é fundamental definir um bom planejamento omnichannel com o objetivo de padronizar a qualidade do atendimento em todos os canais visando a satisfação do cliente.

Qual as vantagens de ter sua loja virtual?

  • Lojas virtuais não exigem tantos como uma loja física.

    Se formos pegar o valor de aluguel de um espaço físico para expor seus produtos, aí a matemática vai totalmente a favor do modelo virtual. Um ponto físico exige reforma, manutenção, cuidado com higiene, folga para os funcionários e muitos outros fatores que geram custo elevado.

  • Maior alcance e aumento das vendas

    As vendas de uma loja física são limitadas devido a sua localização, sendo assim, os consumidores deverão se dirigir até um local específico se quiserem adquirir seu produto. Nos dias de hoje isso está se tornando algo ultrapassado.O consumidor não precisa mais sair de casa se ele tem a opção de comprar online, e é nesse momento que uma loja virtual se destaca!

  • Acesso facilitado

    Um negócio online permite que os clientes tenham acesso aos produtos a qualquer momento, usando um dispositivo eletrônico com acesso à internet (smartphone, computador etc). Isso proporciona um maior tráfego dentro do seu site e um maior engajamento por parte da clientela, o que é fundamental.

  • Formas de Pagamentos

    Sua loja virtual podera ser atrelada ao Pagseguro ou Mercado Pago como método de pagamento, sendo ferramentas seguras e de fácil uso do consumidor em geral.

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